Produtores têm até 31 de dezembro para concluírem plantio da soja no Estado

Este ano Mapa tornou o calendário de semeadura obrigatório em 20 estados

RAFAELA MOREIRA


Foto Divulgação

Os produtores de Mato Grosso do Sul têm o período de 16 de setembro a 31 de dezembro de 2021 para o plantio da soja, conforme determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), publicado nesta segunda-feira (13). 

De acordo com o titular da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a portaria número 394, do dia 10 de setembro de 2021, publicada no Diário Oficial da União reafirmou a data que já havia sido confirmada pelo Estado desde quando o Ministério solicitou a manifestação ainda em meados do mês de julho.

Contudo, no último dia 1º de setembro, uma publicação trazia uma nova data, com prazo maior para plantio da soja em Mato Grosso do Sul. “A informação foi recebida com surpresa por todos nós” afirmou Verruck.

O período para plantação da soja é de 16 de setembro a 31 de dezembro no Estado, segundo a resolução da Semagro n° 648 de agosto de 2017. O objetivo estratégico dessa data é evitar a incidência de ferrugem asiática na soja.

Últimas notícias
“Felizmente, dada a boa relação entre as instituições, formulamos um ofício que esclarece nosso posicionamento e fomos prontamente atendidos pelo Ministério, com a publicação que em nada altera a data de semeadura da soja no Estado”, apontou Jaime.

O Governo de Mato Grosso do Sul formalizou três termos de colaboração com entidade representativa do agronegócio para destinar R$ 4.422.640,00 em iniciativas que visam incentivar o desenvolvimento das cadeias do milho e da soja em solo sul-mato-grossense. 

Divulgados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (13), eles foram firmados por intermédio da Semagro, Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja (Fundems) e a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS).

divulgação


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE