Samu 192 celebra 8 anos de serviços prestados em Nova Andradina

Desde a inauguração, equipe já atendeu mais de 16 mil chamados. O atendimento móvel de urgência e emergência é feito através do número 192

COGECOM / IMAGENS: PMNA/DIVULGAÇÃO


Foto Divulgação

Salvar vidas. Esta é a grande missão do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Celebrando nesta sexta-feira (1º), 8 anos de serviços prestados em Nova Andradina, a instituição de atendimento pré-hospitalar é motivo de orgulho, pois presta um serviço de excelência e construiu uma história forte na saúde pública do município.

Desde a sua criação, a equipe já atendeu 16.171 chamados, dos quais 12.754 foram atendimentos clínicos e 3.417 atendimentos por traumas. Somente neste ano de 2021, foram registrados 1.290 atendimentos até o dia 28 de setembro. O atendimento móvel de urgência e emergência é feito através do número 192.

 

A ligação é atendida na Central de Regulação em Dourados por um TARM (Técnico Auxiliar de Regulação Médica) que colhe os dados do solicitante e transfere imediatamente a ligação para o médico regulador, que é o responsável pela triagem e classificação da emergência, de acordo com a necessidade da ocorrência.

 

Na análise da enfermeira e coordenadora, Graziela Braz da Silva, o Samu preenche uma lacuna importante ao minimizar as consequências nefastas ocasionadas pelo improviso e/ou falta de preparo no momento do socorro às situações de urgência/emergência.

 

divulgação

“Três palavras resumem o trabalho dos profissionais e a história do Samu 192: acreditar, coragem e confiança. Acreditar que é possível fazer a diferença na vida das pessoas. Coragem para enfrentar os desafios que se apresentam no dia a dia. Confiança por parte da população, pois o compromisso principal é com as pessoas”, comentou Graziela.

A técnica em enfermagem, Ana Maria Seleguim, que faz parte da equipe há 7 anos, é grata pela oportunidade de trabalhar no Samu 192, pois a experiência trouxe ganhos na sua vida pessoal e profissional.

 

“Este é um trabalho que só me faz crescer, tanto profissionalmente como pessoalmente. Ajudar a socorrer as pessoas, salvar vidas, é uma sensação indescritível, me faz sentir bem. Já passei por muitas coisas ao longo desses anos e o sentimento é de gratidão”, disse.

Como é a atuação do Samu
Orientação por relefone: Quando a situação do paciente pode ser resolvida por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações médicas.

Deslocamento de viaturas: De acordo com a gravidade da ocorrência, o médico envia a viatura ao local para atendimento.

 

Quando devemos acionar o Samu 192?
- Dores no peito de aparecimento súbito;

- Crises convulsivas;

- Perda da consciência;

- Sangramentos e hemorragias;

- Acidentes de trânsito com vítimas;

- Traumas em tórax, abdômen e fraturas;

- Situações de intoxicação ou envenenamento;

- Queimaduras graves;

- Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do feto;

  • Quedas acidentais.
  • Orientações importantes para facilitar o atendimento pelo Samu 192:
    - Tentar manter a calma quando fizer a solicitação via telefone, para que as informações solicitadas pela equipe da regulação sejam repassadas da melhor forma possível;
  • - Passar o endereço, o mais correto possível, para facilitar a localização pela equipe, agilizando a chegada do socorro;

    - E principalmente, ouvir atentamente as orientações do médico regulador, ajudando o paciente no que for possível até a chegada da ambulância e diminuindo possíveis complicações.

     

    A equipe técnica que compõe o Ssamu 192 de Nova Andradina está composta pelos seguintes profissionais:

     

    Enfermeira
    Graziela Braz da Silva

     

    Técnicos de Enfermagem
    Ana Maria de Souza L. Seleguim

  • Edna da Silva Amarante

    Milena Cristina da Silva

    Marcos Ribeiro Vital

    Rosimeire Holanda da Silva

     

    Condutores Socorristas
    Adriano de Souza Toloti

    Marcos Roberto Novais Teles

    Rodrigo Barbosa Duarte

    Silvio Luiz Rodrigues.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE