IVINHEMA: Atenção básica realizou mais de 107 mil procedimentos em quatro meses

ACONTECEU MS


Foto Divulgação

Na última quinta-feira, dia 30 de setembro de 2021, foi realizada uma Audiência Pública, sobre a prestação de contas do Fundo Municipal de Saúde, referente ao 2º quadrimestre de 2021. A audiência começou às 14:30h e foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Ivinhema.

Uma das informações repassadas sobre a Atenção Básica em saúde, é de que foram realizados 107.248 mil procedimentos entre os meses de maio e agosto, referente ao 2º quadrimestre de 2021.

Dividindo a quantidade de procedimento, 48% foram de promoção e prevenção em saúde (visita domiciliar, coleta de material para exames, aplicação tópica de flúor, dentre outros), totalizando 51.451. Já 2.3%, ou seja, 2.495, foram de procedimentos com finalidade diagnóstica (Preventivo, coleta de exame laboratoriais, testes rápidos e de gravidez, glicemia capilar, radiografia odontológica).

A maior parte, 52.908 (49.3%) foram procedimentos clínicos (consultas de profissional de nível superior, inalação, aferição de PA, procedimentos odontológicos, administração de medicamentos, assistência domiciliar, entre outros). E a minoria (0.4%), foram procedimentos cirúrgicos (curativos, drenagens, retirado de corpo estranho, cerume do conduto auditivo, debridamento, procedimentos odontológicos, dentre outros).

Participaram da audiência, Zeine Mustafá - Secretária de Saúde, Edmilson R. Caccia - Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dirce Minga - Diretora do HMI (Hospital Municipal de Ivinhema.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE