Verão chega na 3ª feira com previsão de chuva abaixo da média em MS

CAMPOGRANDENEWS


Foto Divulgação

O verão, estação que chega a Mato Grosso do Sul às 11h59 da próxima terça-feira (dia 21), tem previsão de chuvas abaixo da média. Na nova estação, a influência é do La Niña (resfriamento das águas do oceano Pacífico), que tende a manter as chuvas irregulares, mal distribuídas do meio para o fim do verão, com valores abaixo da média histórica.

Os dados são de prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, com base estatística do laboratório da Uniderp.

Conforme o diagnóstico, que pode refletir 70% da realidade, os municípios de Chapadão do Sul, Camapuã, Bandeirantes, Costa Rica e São Gabriel terão volume de chuva abaixo da média.

Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Ponta Porã, Bonito, Jardim, Porto Murtinho ficarão dentro da média de chuva esperada.

Em fevereiro, as chuvas serão mais frequentes entre Costa Rica, Chapadão do Sul e Três Lagoas, na região Leste de MS. O volume seguirá em redução entre Campo Grande, Maracaju, Dourados, Ponta Porã e Amambai até o fim de março. Portanto, as chuvas mensais ficarão muito abaixo da média no Centro-sul e Sudeste do Estado.

Em relação às temperaturas, o prognóstico aponta que a média para o verão em todo o Estado ficará entre 25ºC e 26ºC. Nos dias mais quentes, a previsão é de 36ºC. O tempo seco vai se refletir na umidade relativa do ar, que pode cair a 30% (metade dos 60% recomendados para a saúde).



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE