Municípios da Região intensificam Campanhas no Combate a Dengue

TONINHO CARLOS/ATIVA FM


Foto Divulgação

Os Municípios na região do Vale do Ivinhema tem Trabalhado Firme na Campanha contra o Mosquito Aedes Aegypti Transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

 

E para isso esta sendo reforçado o pedido para que a população se mobilize e colabore no combate ao mosquito a não deixar água parada. “É importante que cada um, na sua casa, faça o seu papel de proteção e entenda que não está protegendo só a sua família, mas sim o seu bairro e a sua cidade”.

 

“Como o mosquito é o vetor de várias doenças, se o combatermos, reduziremos a incidência das enfermidades que ele causa e para isso nos precisamos estar atentos e vigilantes”.

 

Essa campanha de conscientização tem como objetivo informar e mobilizar gestores públicos, profissionais de saúde e toda sociedade sobre a importância de intensificar e manter por todo o ano as ações de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti, especialmente, neste período de verão.

 

A intenção é evitar surtos e epidemias das doenças causadas pelos Arbo Vírus transmitidos pelo vetor. Por terem grande impacto em saúde pública e não possuírem vacina nem tratamento específico, impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é a principal arma para reduzir casos e óbitos.

 

 

Ações simples podem ajudar no combate ado mosquito Aedes aegypti e o segredo está nos cuidados com os diferentes ambientes, principalmente no quintal de casa.

 

Toda comunidade precisa estar ciente que é papel de todos evitarem a proliferação do Aedes aegypti e entre as medidas que podem ser adotadas estão.

 

Evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta, manter a caixa d’água sempre fechada e realizar limpezas periódicas, vedar poços e cisternas, descartar o lixo de forma adequada.

 

Os gestores devem também reforçar a limpeza urbana, promover ações educativas nas escolas e estimular ações conjuntas entre diversos setores como saúde, educação, saneamento e meio ambiente, segurança pública, entre outros.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE