MS
Maior do ano: DOF apreende 8 toneladas de maconha em Ponta Porã
SEJUSP
Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), apreenderam 8 toneladas de maconha em Ponta Porã, nesta quarta-feira (28). Essa é a maior apreensão do ano, entre as forças de segurança do estado.
Conforme o DOF, a droga estava em uma carreta que foi abordada pelos policiais na MS-386, entre Ponta Porã e Amambai. No ato da abordagem o condutor desobedeceu a ordem de parada e tentou fugir, mas acabou preso.
Durante vistorias ao veículos os policiais localizaram diversos fardos prensados e maconha, que após pesagem totalizaram 8 toneladas da droga. Também haviam na carreta 750 pacotes de cirgarros e 20 pneus contrabandeados, que também foram apreendidos.
Aos militares o condutor da carreta, um homem de 29 anos, residente em Perobá (RS), disse que deslocou de Rio Grande (RS), até Maracaju, onde carregou o veículo com soja. No retorno para o Rio Grande do Sul teria passado em Ponta Porã, onde um desconhecido teria colocado os pneus entre os grãos.
A ação que resultou na maior apreensão de drogas do ano contou com o apoio do helicóptero Harpia, da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp (CGPA), que fica baseado no DOF, em Dourados. “Essa apreensão tem impactos importantes no combate ao crime e à saúde pública”, destacou o subdiretor do DOF, coronel Wilmar Fernandes.
De janeiro até agora as forças estaduais de segurança pública já tiraram de circulação mais de 30 toneladas de drogas. A apreensão de hoje representa um prejuízo de mais de R$ 16 milhões ao crime organizado.