MS
SES realiza a web aula ‘Encerramento de casos de Dengue e Chikungunya no Sinan Online’
COMUNICAÇÃO DO GOVERNO DE MS -SES
A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Plataforma Telessaúde MS, realiza nesta quarta-feira (28) a web aula ‘Encerramento de casos de Dengue e Chikungunya no Sinan Online’. A transmissão tem início às 14 horas e é voltada aos servidores das Vigilâncias Epidemiológicas municipais e digitadores do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).
Conforme a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos, a atualização dos técnicos responsáveis das vigilâncias epidemiológicas municipais e digitadores do Sinan se faz necessária em atenção ao processo de qualificação da informação, a fim de auxiliar na correta inserção de dados e encerramento dos casos no sistema.
“A web aula é para auxiliar os municípios sobre a notificação no sistema Sinan e o encerramento dos casos. O sistema é a ferramenta que utilizamos para gerar os boletins e observar o cenário epidemiológico, pois por meio dos números temos o real cenário da Dengue e Chikungunya no estado”, explica Jéssica.
A palestra será ministrada pela gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener Lemos dos Santos. O acesso à web aula pode ser feito através do link: https://participe.saude.ms.gov.br/forms/ .
Arboviroses
O combate ao mosquito Aedes aegypti é de extrema importância. Além da Dengue, o mosquito também é responsável pela transmissão de duas graves enfermidades: a Zika e a Chikungunya.
Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.
Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.