Região
Tem carteira de habilitação C, D e E? Prazo para regularizar exame toxicológico acaba no domingo
Em Mato Grosso do Sul, 45.240 motoristas estão com exame toxicológico pendente
DETRAN MS
Se você possui CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias C, D e E, fique atento ao prazo de regularização. Pelo escalonamento definido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), os condutores que possuem CNHs com vencimento entre os meses de janeiro e junho têm até 30 de abril para renovação.
Já os motoristas da mesma categoria com a CNH de vencimento entre julho e dezembro, têm até 30 de abril para realização do teste.
A não realização do exame toxicológico é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, com penalidade de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na CNH.
O descumprimento do prazo estabelecido será verificado diretamente pelos sistemas eletrônicos dos Detrans (Departamentos de Trânsito Estaduais). Isso significa que, após o trigésimo dia do vencimento do exame, o condutor poderá ser multado, caso caia em alguma ação de fiscalização, seja em vias urbanas ou rurais.
A Senatran alerta ainda que os motoristas que não regularizarem a situação serão multados mesmo que estejam com veículos de categorias diferentes.
Segundo um levantamento da Secretaria, feito em 20 de março, 2,4 milhões de motoristas ainda não realizaram o exame toxicológico em todo o Brasil. A região Centro-Oeste concentra 242.991 mil destes condutores, sendo, 45.240 de Mato Grosso do Sul com exame toxicológico pendente.
Como renovar?
Para saber se você precisa fazer a renovação, baixe em seu celular o aplicativo CDT. A Senatran tem usado a plataforma para emitir alerta e realizar a consulta. Para isso, basta acessar a área do condutor, clicar no botão “Exame Toxicológico”, e conferir o prazo que a aprece na tela. Caso seu exame esteja vencido, procure um laboratório credenciado.