Saúde
Pão, ovo e fruta: o que não pode faltar no café da manhã
Tem gente que não faz questão, já outras pessoas não abrem mão do café da manhã. Seja de hotel ou só um pãozinho com manteiga e café, entenda a importância da primeira refeição do dia.
POR MARIANA GARCIA, G1
Dizem que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e, se pensarmos que ele fornece o combustível que precisamos para iniciar o dia com energia e vitalidade, esse título até faz sentido. Por isso, “esquecer” de se alimentar logo pela manhã pode levar a uma série de consequências negativas.
“Não tomar o café da manhã já foi associado, em alguns estudos, a um risco aumentado de diabetes tipo 2, fragilidade e consumo frequente de álcool. Além disso, pular a refeição também tem sido associado ao estresse, ansiedade e depressão, tanto em adolescentes como em adultos”, alerta Lara Natacci, nutricionista pós-doutora em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP) e diretora clínica da Dietnet.
Gisele Haiek, nutricionista funcional especializada em emagrecimento feminino e saúde da mulher, ressalta que algumas pessoas não conseguem tomar o café da manhã (e os motivos podem ser vários). Nestes casos, é preciso adotar outras estratégias em conjunto com o profissional da saúde.
"É uma refeição que não devemos pular, exceto por questões mais específicas. Quando nos alimentamos pela manhã, avisamos o metabolismo que é hora de despertar, que começaram as atividades do dia", completa a nutricionista.
Existe um café da manhã ideal?
As nutricionistas explicam que, sempre que possível, devemos optar por uma refeição bem colorida.
"Uma refeição equilibrada de manhã ajuda a trazer nutrientes importantes para a saúde e metabolismo, a otimizar o açúcar do sangue e as gorduras e a melhorar a performance cognitiva e o desempenho em diversas atividades", diz Lara Natacci.
☕☕Além do cafezinho preto, vale tentar incluir na primeira refeição do dia: