Geral
IVINHEMA: “Biodiversidade, para que?” Tema da Semana do Meio Ambiente do Grupo PET Verde Legal e dos alunos da Extensão da UEMS
ASSESSORIA
As ações relacionadas à Semana do Meio Ambiente, promovidas pelo Grupo PET Verde Legal e pela disciplina Seminários de Extensão, da UEMS/Ivinhema, tiveram início ainda no dia 28 de maio com a realização da Trilha Ecológica por estudantes e professores(as) da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ivinhema. A trilha, implantada no bosque municipal da cidade, proporciona uma imersão em conhecimento ambiental conforme os(as) visitantes caminham em meio ao fragmento florestal. Esta imersão é fundamental para a tomada de consciência sobre os riscos aos quais a degradação ambiental antrópica expõem todos os seres vivos, incluindo a própria espécie humana.
Já no dia 05 de junho, as atividades aconteceram na 3ª Feira de Ciências de Jateí, a convite da Secretaria de Meio Ambiente daquele município, por intermédio da bióloga Marichel Canazza de Macedo. O Grupo PET, alunos(as) e professora da disciplina de Extensão levaram a exposição “Biodiversidade, para que?”. Com o auxílio de exemplares de plantas, algas, insetos, escorpiões, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos foi abordada a importância de cada um dos grupos de organismos e de outros não disponíveis nas amostras, seja para o equilíbrio dos ecossistemas naturais, seja para suprirmos nossas necessidades presentes e futuras. Os visitantes eram convidados a refletir sobre a nossa dependência histórica dos recursos naturais, para nos alimentarmos, nos vestirmos, produzirmos medicamentos e energia, entre outras necessidades. Poderíamos abrir mão de algum desses seres? Não estaria em um fungo ou em um protozoário microscópico a descoberta de uma novo medicamento, uma nova fonte de alimento, de energia? Os estudos mostram que sim. Toda forma de vida é importante. Finalizando a apresentação, os visitantes observavam, por meio de uma maquete, diferentes formas de degradação provocadas pelo homem Essa degradação ameaça a biodiversidade do solo, da água, das florestas e das várzeas, e, consequentemente, ameaça o fornecimento dos serviços essenciais proporcionados pela natureza.
Para finalizar a semana, no dia 07 de junho a participação foi em Glória de Dourados, no 2º Seminário sobre Unidades de Conservação e 13ª Semana de Educação Ambiental, à convite das organizadoras, a bióloga Maria Aparecida Furtuoso Gomes, bióloga daquele município, e a profa. Zefa Valdivina Pereira, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), coordenadora do Plano de Manejo do Parque Natural Municipal de Glória de Dourados (PNMGD), onde os eventos aconteceram. Além de levarem a exposição, os integrantes do Grupo PET e da Extensão puderam participar do Seminário e da trilha existente no PNMGD.
No total, foram atendidos 38 estudantes e 13 professores na trilha em Ivinhema, mais de 500 visitantes em Jateí e cerca de 200 participantes em Glória de Dourados.
A tutora do Grupo PET, profa. Dra. Glaucia Almeida de Morais, e a profa. Dra. Bárbara Angélio Quirino ressaltam que a Universidade tem um papel fundamental na divulgação de informações embasadas cientificamente e na sensibilização das comunidades quanto às questões ambientais que assolam o planeta. O slogan proposto pela ONU para as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2024, "Nossa terra. Nosso futuro. Nós somos a #GeraçãoRestauração" foi considerado na proposta elaborada para as apresentações nos eventos supracitados, revelando a preocupação dos envolvidos com a degradação dos ambientes naturais, ao mesmo tempo que reconhecem o potencial transformador da educação.