18ª. Edição do Festival de Cinema do Vale do Ivinhema terá a presença do ator Antônio Pitanga

ASSESSORIA


Foto Divulgação

Os 85 anos do Ator Antônio Pitanga será comemorado no 18º. FESTIVALI, o tradicional Festival de Cinema do Vale do Ivinhema. Com a presença do ator, será exibido no Cinelito o filme Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga no dia 12 às 19h30.

Autor dos filmes Na Boca do Mundo (1978) e Malês (em finalização), Antônio Pitanga completou 85 anos de idade e 64 anos de carreira, sendo protagonista de clássicos do cinema brasileiro como Barravento (1962), Idade da Terra (1980) de Glauber Rocha o do premiado Pagador de Promessas (1962) de Anselmo Duarte.

Além do filme de homenagem, Antônio Pitanga estará no filme Tia Virgínia, de Fábio Meira, que está na Seleção Oficial do Festivali e concorre ao prêmio da Mostra Competitiva de Longas. O filme será exibido em Ivinhema no dia 13 de agosto, terça-feira, no Cinelito e em Angélica, no mesmo dia às 15 horas no Espaço CSU. Em ambas as sessões o ator está presente na apresentação.

Além de homenagear a trajetória luminosa do Griô Pitanga o Festivali celebra ainda o centenário de Helena Meirelles, a Dama da Viola que estaria completando 100 anos de nascimento em 2024.

A 18ª. edição do Festivali acontecerá entre os dias 10 e 16 de agosto no Galpão das Artes em Ivinhema. A abertura será com o músico Chico César e banda as 19 horas de sábado, dia 10, que apresentará o show Vestido de Amor. A MC Anarandà antecederá Chico César na apresentação.

O tema do FESTIVALI neste ano é Rio Ivinhema- 25 anos do Parque. O Festival terá sede em Ivinhema e contará com ações em Nova Andradina, Angélica, Novo Horizonte do Sul, Campo Grande e no próprio Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema em Jateí.

A curadoria está a cargo do cineasta Joel Pizzini. O Festival contará com mostra competitiva de curtas-metragens, mostra competitiva de longas-metragens e oficinas de conhecimento audiovisual. Ainda haverá apresentações culturais e exposição itinerante de fotos.

As ações se darão no Galpão das Artes da própria Fundação Nelito Câmara em Ivinhema. Haverá um workshop e uma apresentação de filmes nas demais cidades e no Parque. A exposição de fotos, produzida pela fotógrafa Elis Regina Nogueira, percorrerá os municípios da região nos meses seguintes à mostra.

O show com o músico Chico César e banda abrirá as Mostras no dia 10 de agosto, sábado, ás 19h30. Antes do músico se apresentará a MC Anarandá. No dia 11 terá a pré-estreia do filme Inventário das Várzeas, dos diretores Ricardo Câmara e  Maurício Copetti, filmado no Parque.

O Festival de Cinema do Vale do Ivinhema já se consolidou como principal evento audiovisual da região e já trouxe nomes como Zezé Motta e Arnaldo Antunes em suas edições. O apoio financeiro do FESTIVALI é do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura. Também apoiam o evento, o SESC MS e Fecomércio MS.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE