Saúde
IVINHEMA: Secretaria Municipal de Saúde faz alerta sobre Hepatites Virais
ASSESSORIA DE IMPRENSA IVINHEMA
A secretaria de saúde do município de Ivinhema, durante o mês de julho está intensificando o alerta para as contaminações das hepatites virais.
Existem 5 tipos de hepatite, A, B, C, D e E, as mais comuns no Brasil são do tipo A, B e C, existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D, (mais comum na região Norte do país).
A Hepatite é uma inflamação do fígado e pode ser causada por um vírus ou por alguma reação do corpo a substâncias como álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para outra.
É muito importante lavar bem as mãos com água e sabão antes das refeições e após ir ao banheiro, lavar bem frutas e legumes, principalmente quando forem ingeridos crus, beba água filtrada ou fervida.
Fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas, confecção de tatuagem e colocação de piercings. Não compartilhe agulhas, seringas e outros materiais no uso de drogas injetáveis.
A secretaria de saúde do município de Ivinhema recomenda que ao ter sintomas como cansaço e tontura, ânsia de vômito, dor na região do fígado, febre, corpo amarelado, principalmente nos olhos, urina escura ou fezes brancas procure atendimento médico imediatamente.