IVINHEMA: Aluna da UEMS faz vaquinha para cursar doutorado na França

UEMS


foto divulgação

Daniela Fialho Duarte, de Ivinhema, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e foi contemplada com uma bolsa de estudos da Capes, de seis meses, para estudar em Lyon, na França, entretanto o valor não é suficiente para todas as despesas, por isso ela fez uma vaquinha online para ajudar nos gastos: https://www.vakinha.com.br/5033470 

A modalidade da bolsa é conhecida como Doutorado sanduíche e o valor da bolsa não é suficiente para todos os custos, como: visto, passagens, moradia, alimentação e outros gastos tanto com a prefeitura francesa, para regularização do visto, como internet e coisas do dia-dia. Ela precisa de aproximadamente R$ 30 mil, que equivalem a cerca de 5 mil euros. 

Ela trabalha com a síntese e caracterização espectroscópica de cristais luminescentes, focando no desenvolvimento de dispositivos ópticos, em especial sensores de temperatura sem contato, que funcionam como termômetros. Esses sensores podem medir a temperatura de corpos ou objetos sem a necessidade de contato direto. 

“O avanço nesse tipo de estudo tem aplicações importantes em várias áreas da ciência e tecnologia. Na área médica, por exemplo, esses sensores têm o potencial de medir a temperatura de células cancerígenas e auxiliar em tratamentos que utilizam radiofrequência. O laboratório que me aceitou conta com uma equipe especializada na síntese de cristais e renomados pesquisadores que trabalham com espectroscopia aplicada a lasers, LEDs, entre outros dispositivos”, explica Daniela Fialho Duarte.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE