Bombeiros alertam sobre cuidados em piscinas, lagos ou rios nas festividades

GOVERNO MS


foto divulgação

Para aproveitar este fim de ano de forma tranquila e segura, principalmente durante passeios e viagens, o Corpo de Bombeiros indica uma série de medidas preventivas em caso de afogamentos em piscinas, rios e balneários, assim como cuidados com o veículo, residência e as crianças.

 

Confira as orientações, em caso de presenciar um afogamento, só tente salvar a vítima se for habilitado e esteja em boas condições físicas para a ação.

 

Caso contrário, se for possível a aproximação, lance algum objeto flutuante tipo corda, boia, isopor, prancha, entre outros que ajude a vítima a flutuar ou que possa agarrar e ser tracionada para a margem.

 

Acione de imediato o guarda vidas ou o Corpo de Bombeiros Militar através do telefone de emergência 193... Piscinas de clubes e condomínios devem possuir acessos restritos e placas com informações.

 

Pais ou responsáveis devem dedicar atenção integral às crianças, a existência de guarda-vidas não substitui a atenção e responsabilidade dos pais ou responsáveis.

 

Não faça uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água, obedeça às orientações e determinações dos guarda-vidas, respeite as sinalizações de alerta e proibição.

 

-Evite brincadeiras que coloquem a segurança em risco, tais como “competições de apneia segurar o fôlego, entre outras”., evite mergulhos “de ponta” em locais que não possuam conhecimento sobre a profundidade e relevo subaquático.

 

Em rios, balneários e piscinas, alimente-se com moderação, prefira comidas leves e não mergulhe alcoolizado, procure sempre um local com segurança de guarda-vidas.

 

Sempre que for nadar, avise um parente sobre o local para onde está indo e a hora programada para o retorno... As Crianças não devem brincar em piscina sem a supervisão de um adulto, mas não as deixe sob os cuidados de pessoas estranhas.

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE