Projeto “Sala Lilás’, desenvolvido pelo Governo do Estado, já está implantado em 48 municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Ivinhema”.


foto divulgação

O Projeto “Sala Lilás’, desenvolvido pelo Governo do Estado, já está implantado em 48 municípios de Mato Grosso do Sul, entre eles Ivinhema”.

 

O projeto 'Sala Lilás', do Governo de Mato Grosso do Sul, está em 48 municípios, oferecendo acolhimento e atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica ou sexual.

 

A sala, localizada dentro das delegacias, visa romper o ciclo de violência, oferecendo desde boletim de ocorrência até medidas protetivas e apoio social. Pioneiro no Brasil, o projeto já atendeu várias cidades e planeja expandir para 76 das 79 cidades do estado.

 

É um espaço de acolhimento e atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica ou sexual, com a missão de acabar com o ciclo de violência e dar uma nova vida às mulheres e crianças, a sala fica dentro da delegacia de cada município.

 

“Ela surgiu pela necessidade de ter um local de acolhimento a estas vítimas, que muitas vezes se sentiam constrangidas em procurar uma delegacia”.

 

Muitas vezes machucadas e feridas, as mulheres ficavam envergonhadas de ir até a delegacia fazer a denúncia', afirmou a delegada Christiane Grossi, responsável pelo projeto.

 

Logo ao chegar à delegacia esta vítima já é encaminhada para a Sala Lilás, para receber o atendimento completo, desde boletim de ocorrência, requisição de corpo de delito e busca por medidas protetivas.

 

No entanto ao falar com os vizinhos eles relatam brigas constantes, mas ninguém denunciou. Inclusive todos podem fazer a denúncia no disque 100 ou 190 nos casos de emergência'.

 

A Sala Lilás é composta por dois ambientes, sendo um cartório para o escrivão que vai formalizar a denúncia, e outro com brinquedos, sofá, banheiro com trocador, pois muitas vezes as vítimas estão com crianças e até bebês.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE