Nota da Associação dos Cronistas Esportivos de MS: Liberdade de Imprensa

ACEMS


Foto Divulgação

ALÉM DE REPÚDIO, UMA NOTA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Por mais dura que seja, a verdade é o objetivo principal da imprensa. Jornalistas, radialistas e também os cronistas esportivos que atuam na imprensa tem por dever ético buscar esse objetivo. Constitucionalmente a liberdade de imprensa é garantida, claro, dentro de limites e responsabilidades também delimitadas pela Constituição, afinal, ela é a guardiã da ordem, da democracia, dos direitos humanos e de todo exercício de cidadania.

Infelizmente, tal premissa parece pouco importar para alguns atores do futebol sul-mato-grossense, que mergulhados na própria vaidade e sem ter uma visão ampla e de bem coletivo buscam na estupidez uma forma de tolher essa ferramenta tão valiosa que é a liberdade de imprensa. Definitivamente o ano de 2025 não foi tão feliz quanto se esperava para a crônica esportiva do nosso amado Mato Grosso do Sul.

Ora por descaso da cartolagem, ora pela descompensação de 'profissionais da bola', não há tanto assim o que comemorar nessa “altura do campeonato”. Claro, todos têm direito de discordar de opiniões e negar entrevistas, mesmo que isso seja abdicar da oportunidade de se comunicar com seu público-alvo, o torcedor que alimenta a roda do esporte.

Porém, tolo é o que usa da grosseria como ferramenta de autodefesa para mascarar as próprias frustrações, destratando profissionais que só estão ali trabalhando.

Pior ainda são os que usam do expediente da intimidação, com ameaças e discussões "nariz a nariz". Lamentavelmente estamos vivendo isso em pleno ano de 2025 em Mato Grosso do Sul, partindo de pessoas que afirmam trabalhar para reerguer o futebol regional.

Assim, já antecipamos aos nobres desportistas, vamos continuar em queda rumo ao fundo do poço. Essa nota em nome de todos os cronistas esportivos de Mato Grosso do Sul não vai detalhar fatos nem especificar os nomes envolvidos nas mais inúmeras polêmicas.

O objetivo desta manifestação pública e por escrito não é polemizar, mas também não é colocar panos quentes em nada. A Acems (Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul) não emite nesse texto só mais uma nota de repúdio.

É um recado para filiados, torcedores e todos que estão envolvidos com o esporte sul-mato-grossense: não vamos tolerar mais intimidações e, como cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, vamos buscá-los quando intimidados. Antônio Maria Coelho, n° 1149 – Centro – Campo Grande-MS – CEP 79 002-221 Alegações de ataque à honra e perseguição pessoal, sendo verdadeiras ou inverdades, não podem justificar ações agressivas e que coloquem em risco integridades físicas.

A violência nunca é uma boa saída, nunca. Para essas situações existe a Justiça, e a ela recorremos sempre que necessário. Esperamos que ela seja a saída também aos que se sentirem ofendidos e atacados por qualquer comunicador que seja. Pessoas civilizadas agem assim.

Sem mais delongas, a Acems manifesta seu total apoio aos associados que sofreram intimidações e reforça que vai defender o direito de liberdade de imprensa e opinião de todos os cronistas esportivos de Mato Grosso do Sul.

O cerceamento ao trabalho de um cronista esportivo é um ataque a toda categoria de cronistas esportivos. Que fique claro isso a partir de agora. ACEMS - Associação dos Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul CNPJ 00.190.173/0001-10 Fundada em 3 de março de 1979 Filiada à Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE